Requisitos e Critérios de Adesão

Requisitos obrigatórios para aderentes ao Diretório de Empresas e Portal casA+

 Áreas enquadráveis Energias Renováveis Isolamentos Térmicos Janelas Eficientes Climatização e AQS Ventilação Eficiência Hídrica Certificação e Auditoria  Outras
  1. Fabricantes/Fornecedores × × × × × ×
  1.1. Apresentação de códigos de atividade económica e empresarial, de acordo com a Classificação Portuguesa de Atividades Económicas (CAE) para empresas registadas nacionalmente e, adequáveis às áreas de atuação selecionadas, listagem possível de aferir em www.sicae.pt
  2. Instaladores × × × × × ×
  2.1. Apresentação da habilitação legal para exercício de atividade (obras públicas ou privadas), por titulariedade de Alvará ou Certificado de Empreiteiro de obra, tomando como referência os seguintes exemplos:
  2.1.1. 1ª Categoria – Edifícios e património construído e 5.ª Subcategoria – Estuques, pinturas e outros revestimentos ×
  2.1.2. 1ª Categoria – Edifícios e património construído e 7.ª Subcategoria – Trabalhos em perfis não estruturais ×
  2.1.3. 1ª Categoria – Edifícios e património construído e 8.ª Subcategoria – Canalizações e condutas em edifícios           ×
  2.1.4. 4ª Categoria – Instalações elétricas e mecânicas e 1.ª Subcategoria – Instalações elétricas de utilização de baixa tensão com potência até 50 kVA       ×    
  2.1.5. 4ª Categoria – Instalações elétricas e mecânicas e 6.ª Subcategoria – Instalações de produção de energia elétrica até 30 kV ×          
  2.1.6. 4ª Categoria – Instalações elétricas e mecânicas e 12.ª Subcategoria – Aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração ×     × ×  
  2.1.7. 5ª Categoria – Outros trabalhos e 11ª Subcategoria – Impermeabilizações e isolamentos   ×        
  2.1.8. Empresas aderentes do sistema CLASSE+      ×      

Requisitos obrigatórios para aderentes ao Portal casA+

 Áreas enquadráveis Energias Renováveis Isolamentos Térmicos Janelas Eficientes Climatização e AQS Ventilação Eficiência Hídrica Certificação e Auditoria  Outras
  3. Formação × × × × × × × ×
  3.1. Formação de base ao Portal casA+ lecionada à distância e composta por três módulos distintos: × × × × × × × ×
  3.1.1. Funcionamento do Portal (área pública e particulares) × × × × × × × ×
  3.1.2. Pedidos de adesão e associação de parceiros (área empresas) × × × × × × × ×
  3.1.3. Respostas aos pedidos de orçamentos e acompanhamento das intervenções (área empresas) × × × × × × × ×
  3.2. Formação sobre a verificação do cumprimento dos requisitos SCE × × × ×    
  3.3. Formação técnica especifica para pelo menos um técnico da empresa e da empresa parceira (caso aplicável):          
  3.3.1. CAP de Instalador de Energias Renováveis ou certificado de formação (aplicável a sistemas solares térmicos) e/ou Técnico instalador reconhecido pela DGEG (aplicável a sistemas fotovoltaicos) ×      
  3.3.2. Instalador de janelas CLASSE+     ×      
  3.3.3. TIMII ou TIMII ou técnico de gases fluorados     ×    
  3.3.4. Consultor ou Auditor AQUA+ ×
  3.3.5. Perito Qualificado SCE ou Consultor e/ou Auditor AQUA+, conforme aplicável à auditoria (energética ou hídrica) ×
  4. Situação contributiva × × × × × × × ×
Apresentação das Declarações comprovativas de não divida às finanças e à segurança social
  5. Qualidade do serviço × × × × × × × ×
Avaliação final da qualidade do serviço prestado ao cliente, considerando a média de 3 ou mais avaliações, com indicação da avaliação no Portal casA+, considerando as seguintes ponderações:
Valores superiores a 4,5 – Empresa de Excelência
Valores entre 3,0 a 4,5 – Empresa Reconhecida
Valores entre 2,0 a 3,0 – Empresa em acompanhamento
Valor inferiores a 2,0 – Empresa excluída por 1 ano, sendo obrigatório a nova formação e acompanhamento

Compromisso de boas práticas nos Orçamentos Portal Casa+

 Áreas enquadráveis Energias Renováveis Isolamentos Térmicos Janelas Eficientes Climatização e AQS Ventilação Eficiência Hídrica Certificação e Auditoria  Outras
  6. Portal casA+ × × × × × × × ×
Responder aos pedidos pelo Portal casA+, diretamente na plataforma ou em caso alternativo através de email
 7. Orçamento × × × × × × × ×
  7.1. Entrega do orçamento por meios digitais e preferencialmente diretamente pelo Portal casA+ × × × × × × × ×
  7.2. Elementos indicativos de conteúdo das propostas de orçamento:
  7.2.1. Indicar o destinatário e morada da execução da proposta × × × × × × × ×
  7.2.2. Explicar os trabalhos a realizar × × × × × × × ×
  7.2.3. Indicar condições de pagamento, preferencialmente com indicação dos valores percentuais distribuídos pelas diversas fases × × × × × × × ×
  7.2.4. Indicar a validade da proposta × × × × × × × ×
  7.2.5. Prever os prazos de execução e inicio dos trabalhos × × × × × × × ×
  7.2.6. Indicar quais as exclusões previstas (fornecimento de eletricidade e água e/ou licenças de ocupação de via pública e outras) × × × × × ×
  7.2.7. Indicar quais as inclusões previstas (materiais e máquinas necessários à execução) × × × × × ×
  7.2.8. Indicar os métodos de pagamento × × × × × × × ×
  8. Estrutura da proposta × × × × × × × ×
  8.1. Indicar o prazo de garantia × × × × × ×
  8.2. Referenciar os diferentes valores das taxas de IVA aplicáveis (produtos/equipamentos, mão-de-obra, ARU-Áreas Reabilitação Urbana e outras) × × × × × × × ×
  8.3. Composição da proposta com referência as Marcas e Modelos previstos × × × × × ×
  9. Documentação técnica × × × × × ×
  9.1. Apresentar a marcação CE e/ou declaração de conformidade do produto × × × × ×
  9.2. Indicar a etiqueta energética e/ou desempenho energético conforme a Diretivas Europeias × ×
  9.3. Indicar a classificação hidríca do dispositivo pelo Sistema de Certificação e Rotulagem de Eficiência Hidríca (ANQIP) ou especificações técnicas ×
  9.4. Apresentar a simulação da Etiqueta CLASSE+ e respetivo desempenho energético ×

Compromissos de boas práticas na Obra/Instalação

 Áreas enquadráveis Energias Renováveis Isolamentos Térmicos Janelas Eficientes Climatização e AQS Ventilação Eficiência Hídrica Certificação e Auditoria  Outras
  10. Execução × × × × × × × ×
  10.1. Indicar quais os locais do edifício que será necessário aceder (privados e comuns) × × × × × × × ×
  10.2.  Indicar as necessidades especificas de segurança necessárias para a obra/instalação × × × × ×
  10.3.  Realizar os trabalhos em conformidade com o acordado e sem alteração de solução/equipamentos sem consentimento do cliente × × × × × ×
  10.4.  Cumprimento dos prazos acordados × × × × × × × ×
  10.5.  Limpeza final da obra/instalação × × × × × ×
  10.6.  Preenchimento da declaração de desempenho da obra/instalação × × × × × ×
  11. Seguro × × × × × ×
Apresentar a apólice do seguro válida para a realização da obra/instalação
  12. Documentação técnica × × × × × ×
  12.1. Entregar a marcação CE e/ou declaração de conformidade do produto × × × × ×
  12.2.  Entregar a etiqueta energética e/ou desempenho energético conforme a Diretivas Europeias × ×
  12.3.  Entregar a classificação hidríca do dispositivo pelo Sistema de Certificação e Rotulagem de Eficiência Hidríca (ANQIP) ou especificações técnicas ×
  12.4.  Aplicar e fornecer a Etiqueta CLASSE+ ×
  13. Técnicos × × × ×
  13.1. Indicar o Técnico responsável pela instalação × × ×
  13.2. Indicar o Técnico com certificado valido pelo CLASSE+ responsável pela instalação ×
  13.3. Indicar o Técnico ou Equipa Técnica que garanta as manutenções corretivas e preventivas × × × ×
  13.4. Fornecimento dos contactos dos instaladores para assistência futura × × × × × ×
  14. Funcionamento × × × ×
  14.1. Realizar o teste de funcionamento da instalação × × × ×
  14.2. Explicar o funcionamento do sistema × × × ×
  14.3. Fornecimento dos Manuais Técnicos × × × ×
  14.4. Fornecimento de Guias de Manutenção Preventiva e/ou Manutenção Corretiva × × × × × ×

Compromissos de boas práticas na Pós-venda

 Áreas enquadráveis Energias Renováveis Isolamentos Térmicos Janelas Eficientes Climatização e AQS Ventilação Eficiência Hídrica Certificação e Auditoria  Outras
  15. Garantia × × × × × ×
10 anos, no caso de defeitos relativos a elementos construtivos estruturais
5 anos, no caso de defeitos relativos a elementos construtivos não estruturais ou a instalações técnicas
2 anos, no caso de defeitos relativos a equipamentos afectos à obra, mas dela autonomizáveis
  16. Assitência × × × × × × × ×
  16.1. Assegurar serviços de pós-venda × × × × × × × ×
  16.2. Apresentar proposta, opcional, de contrato de manutenção do sistema × ×
  16.3. Assegurar a assistência imediata em caso de emergência × ×

Adira agora e comece já a beneficiar das vantagens do portal casA+

Adesão 100% gratuita!

Precisa de ajuda?
close slider