O Portal casA+ da ADENE participou na 3.ª Edição da Cidade do Zero, a 15 de setembro, com António Batalha, gestor do Portal casA+ da ADENE, a intervir na mesa-redonda dedicada ao tema “Como tornar uma casa mais eficiente?”.
Este evento, organizado por Catarina Barreiros e João Barreiros, sobre sustentabilidade, alimentação, consumo e mobilidade, que simula uma cidade sustentável e inclusiva, contou com mais de 120 atividades, que incluiu workshops, palestras, mesas-redondas, oficinas de reparação, aulas de culinárias e muitas outras.
Na mesa-redonda promovida pelo Grupo Ageas Portugal dedicada ao tema “Como tornar uma casa mais eficiente?” foi dada a oportunidade a António Batalha de expor quais as ferramentas e tecnologias de que dispomos para aumentar a eficiência das nossas casas, quais os recursos disponíveis para apoiar a implementação e qual o papel dos apoios e incentivos. Destacando a ferramenta casA+ como plataforma de informação da eficiência energética e os sistemas CLASSE+ e AQUA+ como apoio ao consumidor para escolhas mais informadas, fez referência a como as novas tecnologias como as SmartHomes, as Energias Renováveis e melhorias no isolamento térmico e janelas de alto desempenho podem reduzir as perdas de calor e consumo de energia. Explicou também como as plataformas digitais de informação como o casA+ podem ajudar os consumidores e como os apoios e financiamentos podem ser inspiradores a procurar soluções mais eficientes.
Nesta mesa-redonda foi ainda dada a oportunidade de refletir sobre o futuro da eficiência energética. Foi referido por António Batalha como uma crescente aposta nos edifícios com maior integração de fontes renováveis, automação dos dispositivos, inteligência artificial e aplicação de materiais sustentáveis e inovadores podem fazer a diferença nos consumos e como este futuro está cada vez mais disponível. Deu ainda destaque ao facto de Portugal seguir na linha da frente na identificação das oportunidades de melhoria pelo sistema de Certificação Energética e sua interligação com o casA+ e como ainda podemos melhorar a literacia energética se tivermos uma maior ligação entre os técnicos e o cidadão com conteúdos mais próximos de toda a sociedade.