Quem é a Filotipo?
A Filotipo é uma empresa de engenharia, criada em 2009, com o objetivo de ajudar os seus clientes a reduzir os consumos de água e energia, antecipando as suas necessidades.
Dispõe de soluções disruptivas, ao nível da eficiência hídrica, e no autoconsumo, por exemplo, com os painéis solares híbridos.
Qual é a sua opinião sobre o impacto atual e futuro do papel da vossa empresa na eficiência energética, eficiência hídrica e sustentabilidade?
A Filotipo seguirá o seu caminho de inovação nas soluções técnicas que vai desenhando para os seus clientes, pensando que cada edifício tem as suas especificidades.
Terá sempre em mente a descarbonização, num caminho que todos temos de percorrer em prol da sustentabilidade.
Continuará a propor soluções de eficiência hídrica que não impactem nem no conforto do cliente/utente, nem na produtividade dos colaboradores.
Na eficiência energética, os painéis solares híbridos ocuparão o devido lugar de destaque, pelos seus 89% de eficiência. Proporciona aos clientes elevadíssimos benefícios económicos e de redução das emissões CO2, não comparáveis, à data, com qualquer outra solução solar.
Como avalia a importância da reabilitação do edificado face aos novos desafios do setor da construção?
Durante décadas a construção foi acontecendo com total ausência de consciência e regulamentação em relação às questões de eficiência hídrica e energética, muitas vezes, inclusivamente, com prejuízo do conforto das pessoas.
Evidentemente, esta herança implica consumos hídricos e energéticos grotescos, pelo que não existe outra possibilidade que não seja a de corrigir o que não se preveniu, com investimentos muitas vezes insuportáveis para as famílias ou organizações.
Para que a imprescindível reabilitação do edificado aconteça, terá de haver um maior apoio da administração central e local e que não se continue a desperdiçar fundos comunitários, imprescindíveis para esta transformação.
Quais são as vantagens da adesão e utilização do Portal casA+ para a vossa empresa e atividade comercial?
Para a Filotipo esse passo foi fundamental, sobretudo naqueles momentos em que a economia ainda estava a despertar da Covid.
Do lado do consumidor final, foi muito importante para estes modernizarem as suas habitações, sob o ponto de vista hídrico e energético, traduzindo-se não só na redução dos custos com água e energia, mas também na valorização do seu património.