O Fundo Ambiental lançou, a 18 de julho, o novo Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023 (1º Aviso). A plataforma para a apresentação das candidaturas que visem a implementação de medidas de eficiência energética, utilização de energias renováveis e outras soluções sustentáveis, vai estar disponível a partir de 16 de agosto.
Este 1º Aviso conta com uma dotação global de 30M € e tem como objetivos promover a reabilitação e aprimorar a eficiência energética dos edifícios, melhorar o conforto, qualidade do ar interior, saúde e resiliência, e consequentemente, reduzir significativamente as despesas energéticas e emissões de gases de efeito estufa.
À semelhança de Avisos anteriores, os sistemas CLASSE+ e Portal casA+ da ADENE são referidos em várias tipologias de intervenção como requisitos obrigatórios. Nessas tipologias, as candidaturas serão avaliadas de acordo com a comparticipação e o limite máximo de despesas elegíveis para cada tipo de intervenção, conforme apresentado na tabela a seguir.
Cada beneficiário está limitado a um incentivo total máximo de 7.500€ por edifício unifamiliar ou fração autónoma.
Consulte aqui o Regulamento de atribuição de incentivos – Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis
Saiba mais: Fundo Ambiental, Ministério do Ambiente
Tipologias elegíveis: